Hello flores.

Vamos falar de um assunto que incomoda bastante, que precisa de muita paciência e dedicação – A Transição Capilar.

 

O que é Transição Capilar?

É  o período  em que a raiz do cabelo está a crescer e o restante dos fios tem textura diferente causada pelo uso de químicos (relaxantes/escova progressiva/permanentes, etc.) sendo mais especifica, é quando  desfrisamos o cabelo e depois decidimos deixa-lo crescer de forma natural, sem uso de produtos químicos. heheheh. Então a raiz vem com aqueles caracóis que agente já conhece e  tem de lidar com o cabelo liso ou com caracóis diferentes no prolongamento do mesmo fio, porque nós não queremos cortar – isso é o que chamamos de processo de transição capilar.

cabelo em transição

Pode ser um período muito exaustivo e stressante, porque nunca sabemos o que fazer com o cabelo e quando a paciência esgota (sim, nesse período tem de se ter muuuuita paciência) pode acontecer uma dessas duas coisas. Cortar ou voltar a usar química.

 

O que acontece nesse período?

Nesse período, o cabelo tem duas texturas e torna-se muito frágil. Tem tendência a quebrar bastante, principalmente na divisão entre as duas texturas, resultando em perda de volume, pontas duplas e ásperas, ressecamento e cachos não definidos. No período de transição o cabelo deve ter um reforço nas hidratações porque ele vai ressecar mais fácil.

cabelo em transição

Não adianta colocar muito creme, principalmente na parte natural do cabelo (na raiz), o que vai acontecer é que o cabelo vai levar séculos a secar e vai cheirar a humidade. Sem contar que manter a raiz sempre húmida pode causar fungos.

 

Como lidar com o período de transição?

Vai ter de ter muita paciência e dedicação até atingir o tamanho desejado. Vou deixar ficar algumas formas de disfarçar a transição e dar uma aliviada nesse período:

Alisar o cabelo com escova e chapinha – parece contraditório estar a dizer isso,  mas, dá para disfarçar sim  continuando a alisar, porém sem o uso de química. Que vai quebrar o cabelo, vai, bem mais que o normal e de certa maneira estamos a danificar também a parte natural que está a crescer. Pessoalmente não acho a melhor das alternativas, mas é incrivelmente a mais usada. Principalmente quando se tem um evento e queremos parecer mais formais.

Cabelo em transicao alisado

 

Tranças/mechas – é uma forma de proteger o cabelo e não mexer nele por algum tempo. Disfarça bastante bem a diferença de texturas e é sempre um penteado novo bastante versátil, existem N tipos de tranças e penteados com tranças e mechas que se pode fazer. Só cuidado para não puxar demais o coro cabeludo, não fazer tranças muito finas para não quebrar o cabelo.

braids

Twist – a forma de modelação mais usada.  Para além de diminuir o fator encolhimento ( é verdade, fica com cachos mais longos e menos mola), esse procedimento não danifica o cabelo, porém seu efeito não é muito longo, não dura tanto tempo como as tranças mas é uma otima alternativa para quem está em transição e quer desfilar com cabelo encaracolado na totalidade.

Twist out

Coquinhos/Bantu knot – Outra forma de modelação que não danifica o cabelo, essa deixa o cabelo mais enroladinho e mais encolhido, é mais fácil e mais rápido de fazer que o twist. Então, quem não tiver muita habilidade com o twist, pode fazer esses coquinhos na cabeça, são desconfortáveis na hora de dormir, e desfazem mais rápido…. mas proporcionam um visual diferente, super mais descontraído e afro e é uma outra opção.

Bantu Knots / Coquinho

Rolos – existem vários tipos de rolos que se podem usar, desde os rolinhos de permanente até os mais largos. Vão deixar os cachos mais definidos e, podem ser combinados com outras técnicas de texturixação, como as tranças e os twists, para efeitos diferentes.

rod rollers / bobs / perm rods

Extensões de cabelo/ perucas – também é uma alternativa, principalmente para quem gosta de ter o cabelo longo. O lado bom é que dá para radicalizar, mudar a cor, o tipo de cabelo e ir variando de acordo com o momento. Porém dependendo da técnica e tipo de aplicação temos de ter cuidado e sempre lembrar que o cabelo tem duas texturas e está mais frágil.

hair-extensions-for-black-women-29

Fitas/Lenços/Acessórios – usar acessórios como fitas, lenços e mais é uma outra forma de dar uma mudada no visual e disfarçar a diferença de textura. Existem inúmeras ideias de penteados com o uso de acessórios que podem ser usados.

lenços penteados

Então viram que não precisa desesperar nesse período né? Existe sempre uma solução para o pior dia desse cabelo, é só ter um pouquinho de paciência e… criatividade.

Daisy Goncalves

2013, eu ainda estava em transição e usei extensoes ( com ou sem transição, ando com vontade de colocar outra vez)

Espero que tenham gostado. Deixem comentários e subscrevam para receber as novidades do blog.

Lembrem-se que toda Quarta-Feira as 21:30 ( horário de Maputo) estou ao vivo no instagram!

E toda Sexta-feira 10:30 na Radio Cidade 97.9. Beijuuuuuu no coração.

 


Postado por:
Daisy Gonçalves




[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)

Daisy Gonçalves

Daisy Gonçalves

Seu email aqui para Novidades

Eh Bonito no facebook

Eh Bonito no Instagram